Biomassa

Nossas indústrias funcionam com uma matriz energética 100% renovável a partir da biomassa. A originação desse insumo é estratégica e, desde o início das nossas operações, temos buscado inovações para diversificar as fontes energéticas. O cavaco de eucalipto é uma das principais fontes que utilizamos.

Trabalhamos em parceria com produtores locais em Mato Grosso, por meio do Programa de Fomento, para ampliar a área de florestas plantadas. Já fomentamos cerca de 8 mil hectares no estado. Também formamos uma parceria com a Lacan, fundo de investimentos especializado no setor florestal, para o desenvolvimento da silvicultura em áreas próximas às nossas unidades industriais. Até julho de 2021, o plantio já havia sido realizado em quase 5 mil hectares.

Outra frente de atuação é a pesquisa relacionada à utilização do bambu como fonte de biomassa. Um novo plantio dessa espécie foi realizado no último ano-safra, totalizando uma área de 5 mil hectares. Além disso, avançamos na utilização de biomassas alternativas para os processos industriais. Já utilizamos, com sucesso, como combustível a soqueira de algodão, a casca de arroz, o bagaço de cana, o resíduo de serraria, o caroço de açaí, o pó de serra e o próprio bambu.