Responsabilidade
Socioambiental

Os negócios da FS são conectados a uma nova energia

Agregamos benefícios socioambientais à cadeia produtiva de biocombustíveis e ampliamos a contribuição nacional para o esforço global de combate às mudanças climáticas, aumentando a oferta de fontes energéticas renováveis.

A gestão dos aspectos ambientais em nossas operações diretas é complementada pela atuação proativa e pela formação de parcerias com os fornecedores e clientes, o que promove a ampliação dos impactos positivos em toda a cadeia produtiva.

Essa forma de atuação é direcionada pela Política de Responsabilidade Socioambiental na Cadeia de Fornecedores e Vendas, com diretrizes para a avaliação e o monitoramento dos impactos socioambientais no agronegócio.

Responsabilidade na cadeia de valor

Nosso compromisso com a sustentabilidade abrange a construção de relações éticas e responsáveis com fornecedores e clientes que atuam no agronegócio.

Além de aspectos específicos de gestão socioambiental, exigimos de fornecedores e clientes o pleno alinhamento aos nossos valores corporativos e ao nosso Código de Ética e Conduta, além do respeito integral aos direitos humanos, inclusive com o compromisso de ações para o combate ao trabalho infantil e ao trabalho forçado.

 

Economia circular

Estamos focados em promover o desenvolvimento econômico com um melhor uso de recursos naturais, por meio da otimização de processos, reutilização de água e efluentes e reciclagem de materiais.

Água e efluentes

Realizamos a captação de água subterrânea para a utilização nas torres de resfriamento e nas caldeiras, além do abastecimento dos escritórios. Possuímos poços artesianos com outorgas emitidas pelo órgão estadual responsável nas unidades Lucas do Rio Verde e Sorriso. Os volumes captados são monitorados e amostras da água dos poços são analisadas conforme as regulamentações aplicáveis, com periodicidades que variam de mensais a anuais, de acordo com as respectivas normas.

Nosso objetivo é seguir desenvolvendo inovações e investindo em soluções que aprimorem nossa performance ambiental. Nossas indústrias já possuem sistemas de circuito fechado, que reaproveitam a água no processo produtivo e seu aperfeiçoamento, inclusive, pode promover a redução das captações.

Nossos efluentes são essencialmente domésticos e provenientes de descargas das caldeiras e torres de resfriamento

Resíduos

Nosso processo produtivo não provoca a geração significativa de resíduos. Nossa tecnologia de remoção de fibras permite a utilização integral dos grãos de milho para a produção de etanol e de produtos de nutrição animal (DDGs e óleo de milho).

As cinzas geradas pela queima de biomassa são o principal material a ser descartado. Após passar por processo de compostagem, esse tipo de resíduo tem alto potencial de reutilização pelo agronegócio, pois possui nutrientes que contribuem para a fertilização do solo, podendo substituir parte de insumos provenientes de fontes minerais.

Outros tipos de resíduos gerados em nossas atividades – como embalagens plásticas, de metal e de papel – são destinados para a reciclagem. Toda a destinação é feita por empresas devidamente licenciadas e acompanhada mensalmente pelo recebimento de certificados de destinação ou reciclagem dos materiais.

Mudanças Climáticas

Este é um desafio global que temos enfrentado e as nações têm se mobilizado para reduzir, mitigar e substituir as emissões de gases de efeito estufa que tem efeito devastador sobre o clima da terra.

Aqui na FS entendemos que temos um papel importante nessa mobilização com o fornecimento de energia renovável e produtos para nutrição animal, livres de desmatamento em sua cadeia de suprimentos.

Certificada pelo Programa Renovabio, a FS contribui para o programa de descarbonização nacional, evitando a emissão de gases de efeito estufa por meio da substituição de combustível fóssil por etanol. Provemos energia renovável de cogeração com biomassa para o suprimento de energia elétrica certificada pelo iRec.

Nossas operações, agregadas ao controle de responsabilidade socioambiental, contribuem para uma matriz energética brasileira cada vez mais limpa. E, para contribuir ainda mais para economia de baixo carbono, estamos desenvolvendo um projeto de captura de carbono associado à planta de fermentação de etanol que pode beneficiar ainda mais a redução de emissão de gases de efeito estufa.

Educação e desenvolvimento de nossas comunidades

A expansão da nossa companhia com a implementação de novas indústrias no interior do estado de Mato Grosso gera impactos sociais positivos. A abertura de novos postos de trabalho diretos e indiretos contribui para dinamizar a economia local e criar oportunidades de desenvolvimento local.

Responsabilidade social por meio do diálogo 

No ano de 2021 nos debruçamos na estruturação da estratégia de atuação social da FS. Baseado no diálogo e na escuta com as comunidades, este trabalho resultou na construção da nossa Política de Investimento Social. O objetivo foi entender as necessidades e demandas das comunidades locais, com enfoque para aquelas ao entorno das nossas unidades industriais, e conectar à identidade, propósito e expertises do próprio negócio, ou seja, o que faz sentido para as pessoas e que também faz sentido para a FS. 

Com esse trabalho, identificamos os principais pilares e focos de atuação da empresa no tema:

  • Conhecimento 
  • Inclusão 
  • Qualidade de Vida

Confira aqui a nossa Política de Investimento Social.

Capacita FS

Temos o objetivo de ampliar a empregabilidade local, para isso desenvolvemos um projeto de capacitação profissional para o setor do etanol de milho focado em operações industriais e técnicas, como a manutenção de máquinas e equipamentos.

O Capacita FS, cria oportunidades para as comunidades locais, gerando renda para os municípios onde atuamos. O setor de etanol de milho está em expansão em Mato Grosso, inclusive com a instalação de outras empresas. Assim, o projeto permite a inserção dessas pessoas em um novo segmento profissional, conectado à realidade da agroindústria local.

Assista ao vídeo do projeto.