Ética

No dia a dia vivemos os nossos valores com ética e honestidade. Acompanhe as nossas iniciativas de Compliance.

Somos guiados no dia a dia pelo nosso Código de Ética e Conduta, que expressa e reafirma a integridade que guia o nosso comportamento empresarial e o que esperamos dos nossos parceiros de negócios.

Como Funciona?

O Canal Confidencial pode ser utilizado por qualquer pessoa que se sinta negativamente afetada pela FS devido à violação do Código de Ética ou dos nossos valores, ou não teve seu problema solucionado pelos meios normais da empresa, como por exemplo, gestor direto, departamento de recursos humanos, departamento jurídico ou o departamento responsável pelo seu vínculo junto à FS.

Dentre as violações que podem ser reportadas, destacamos aquelas relacionadas a controles internos, normas, políticas, ética, meio ambiente, irregularidades contábeis e de relatórios gerenciais, além de assuntos de auditoria.

As denúncias podem ser feitas em português e inglês e, sempre que possível, devem conter dados suficientes que permitam a averiguação dos fatos relatados, por exemplo:

1. Nome completo dos envolvidos (denunciado e vítima)
2. Local do ocorrido
3. Datas e horários
4. Testemunhas
5. Detalhamento dos fatos
6. Empresas, departamentos ou áreas envolvidas
7. Informação sobre documentos ou contratos relativos à infração
8. Possíveis evidências documentais
9. Outras informações adicionais

canal
confidencial

Canal Confidencial

Importante! Ao realizar uma denúncia, você receberá um número de protocolo. Anote esse número! Nós utilizamos a plataforma online do Canal Confidencial para nos comunicarmos com você e é por meio desse número que você terá acesso ao acompanhamento da sua denúncia ou poderá enviar informações adicionais.

Formulário eletrônico
Acesse o formulário:
http://www.canalconfidencial.com.br/fs

E-mail
fs@canalconfidencial.com.br

Telefone
As ligações são gratuitas e o atendimento é feito 24 horas por dia, 7 dias por semana.

0800 792 1013

Perguntas frequentes

Por que a FS possui um Canal Confidencial?

Este é um canal exclusivo da FS para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios de governança corporativa e valores éticos, constituído em linha com o Código de Ética, em especial,, mas não se limitando a questões relacionadas a corrupção e irregularidades previstas na legislação vigente (Lei 12.486/2013) e a lei anticorrupção americanada, a Foreign Corrupt Practices Act (FCPA).

Quem pode fazer uma denúncia?

Colaboradores, fornecedores e clientes da FS, além de prestadores de serviços, investidores, poder público, parceiros e representantes da comunidade.

Só posso efetuar denúncias se tiver evidências concretas do ocorrido?

É muito importante que as denúncias sejam baseadas em fatos que ajudem na apuração. Na falta de evidências concretas, testemunhas podem ser indicadas na denúncia. Se as informações fornecidas não forem suficientes para uma apuração adequada, solicitaremos informações adicionais, que devem ser disponibilizadas em até 15 dias pelo denunciante.

Só posso denunciar situações que ocorrem no momento ou posso denunciar casos passados?

Sim, você pode denunciar casos ocorridos no passado.

Como uma denúncia é tratada?

As denúncias são tratadas de acordo com um processo formal e conduzido pela área de Compliance, que é a área designada pela Alta Administração para liderar as apurações.

Como funciona a confidencialidade?

Todos os casos reportados são tratados de forma confidencial, independente, imparcial e isenta no tratamento, apuração e arquivamento das informações recebidas. Da mesma maneira, estão assegurados os direitos do remetente e das pessoas citadas, sendo vedado qualquer tipo de retaliação àqueles que de boa-fé utilizarem esse espaço, independentemente do resultado da apuração. Por esse motivo, essa ferramenta deve ser utilizada de forma consciente, dando credibilidade ao processo.

Caso a denúncia seja confirmada, que penalidade o denunciado pode sofrer?

Sempre que a denúncia é confirmada, ações corretivas são tomadas e podem envolver penalidades cuja severidade varia dependendo do tipo da denúncia e dos fatos relatados. As ações podem variar desde um simples comunicado aos superiores, aconselhamento com o RH, advertências formais, podendo chegar até a uma demissão.

Caso as violações tenham sido praticadas por Terceiros, a FS poderá determinar as medidas contratuais cabíveis, incluindo o eventual encerramento do relacionamento profissional, além de se resguardar ao direito de buscar eventuais medidas judiciais cabíveis contra os envolvidos.

Quanto tempo leva para a resposta da denúncia e quais são as informações disponibilizadas para o denunciante?

O nosso objetivo é atuar de maneira rápida e eficaz. Entretanto, o tempo necessário para a conclusão da apuração dependerá da complexidade da denúncia, sendo que a expectativa é de que seja apurada em até 30 dias.

Após a finalização do relato é gerado um número único de protocolo, onde o denunciante poderá acessar o andamento e resultado da investigação, além de ser o canal direto de comunicação para a obtenção de informações adicionais.

É possível acompanhar os relatos?

Ao realizar o relato o denunciante recebe um número de protocolo que poderá ser utilizado para o encaminhamento de informações adicionais, ou ainda para a verificação do andamento e do resultado da investigação.

E se eu perder o número de protocolo?

Será necessário realizar outro registro.

Como o denunciante é comunicado do encerramento do caso e das penalidades e ações aplicadas ao denunciado?

Sendo a denúncia confirmada ou não, sempre que ela é encerrada o denunciante terá acesso a essa informação na página de acompanhamento das denúncias.

Como forma de respeitar o direito à privacidade de todos os envolvidos, as ações adotadas pela FS e as penalidades sofridas pelo denunciado, em geral, não são comunicadas ao denunciante.