Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é responsável pela gestão dos negócios da FS, bem como pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas.

 

Nome Cargo
Rafael Davidsohn Abud Diretor-Presidente
J. Alexandre Borges Vice-Presidente Executivo Comercial e Financeiro
Daniel Lopes Vice-Presidente Executivo de Sustentabilidade e Novos Negócios
Matt Horsh COO – Diretor de Operações
Alysson Mafra CFO – Diretor Financeiro
Fabricio Vieira CCO – Diretor Comercial
Everson Medeiros Diretor Industrial
Paulo Trucco CCO – Diretor Comercial de Etanol
Marcelo Fernandez Diretor de Supply Chain

 

Apresentamos, a seguir, um resumo da experiência empresarial dos nossos Diretores Executivos e dos membros da Administração:

Rafael Abud (Diretor Executivo). Rafael Abud tem mais de 15 anos de experiência em gestão e desenvolvimento de projetos no setor de energia renovável. Atualmente, atua como diretor-presidente da FS e faz parte da empresa desde a fundação, tendo liderado todas as etapas de desenvolvimento – de startup à expansão – para se tornar uma das maiores empresas de etanol do Brasil. Anteriormente, Rafael foi responsável pelo desenvolvimento e pela gestão de todos os empreendimentos sob a gestão do Summit Agricultural Group no Brasil, principalmente aqueles relacionados à operação de participações em propriedades agrícolas e de energia renovável. Antes de ingressar na Summit e na FS, Rafael fundou a JETBIO e a BioVentures Brasil, onde comandou projetos de tecnologia de produção e processamento de biodiesel, geração de energia, produção de culturas energéticas e biocombustíveis para aviação. Atualmente, atua no conselho da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), a qual ele cofundou, e no conselho do Sindalcool – MT, uma associação da indústria de etanol do Mato Grosso. Rafael é bacharel em Administração pela FAAP.

José Alexandre Borges (Diretor Não Executivo). Alex Borges tem mais de 24 anos de experiência em cargos de gestão geral, finanças, investimento bancário e private equity na América Latina em empresas como Exxon Mobil, Goldman Sachs, Morgan Stanley, Tarpon Investimentos, Cremer e BRF. Na BRF, Alex liderou as operações da América Latina como diretor-presidente regional e atuou como diretor financeiro global, chefiando a criação da OneFoods, a maior empresa halal muçulmana, bem como a aquisição da Banvit, a principal empresa de aves da Turquia. Na FS, no cargo de Vice-Presidente Executivo de Finanças e Comercial, desde o início de 2019, Alex comanda as áreas comercial e financeira. Ele possui bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA pela Columbia Business School, em Nova Iorque, nos EUA.

Daniel Lopes (Diretor Não Executivo). Daniel Lopes é Vice-Presidente Executivo de Sustentabilidade e Novos Negócios . Ele também é responsável pelo negócio de serviços públicos, que inclui aquisição de biomassa e geração e comercialização de energia. Daniel também ocupa o cargo de presidente do Comitê de Sustentabilidade. Antes de ingressar na FS, trabalhou por três anos em empresas com carteiras de private equity, tais como a Omega Energia (Tarpon), como diretor financeiro e de investimentos, e a Magnesita (GP). Daniel também trabalhou por dez anos na Votorantim Cimentos, ocupando o cargo de gerente geral de desenvolvimento de negócios, além de ter atuado nos três grupos da empresa (em São Paulo, Toronto e Madrid). Ele é mestre e bacharel em Economia pela UFRGS e possui MBA pelo INSEAD, obtido em 2011.

Matthew Horsch (Diretor Executivo). Como diretor de operações da FS, Matt Horsch é responsável por administrar as operações cotidianas da empresa. Sua experiência e liderança têm se concentrado em operações fabris, novas construções e desenvolvimento de projetos futuros, garantindo que todos os sistemas, recursos e pessoas estejam implementados para atingir os objetivos da empresa. Ele tem quase 12 anos de experiência na ICM, na qual trabalhou como gerente de projeto em desenvolvimento, design e construção de usinas de etanol greenfield e brownfield, trazendo quase 400 milhões de galões on-line, incluindo uma série de projetos nos EUA juntamente com projetos internacionais na Argentina e no Brasil.

Everson Medeiros (Diretor Executivo). Everson Medeiros é o diretor industrial, sendo responsável pela produção e operação de etanol e grãos secos de destilaria (DDG), que também inclui as atividades de manutenção, qualidade, melhorias, meio ambiente, saúde e segurança.
Além disso, Everson é responsável pela implementação de projetos de capital e mega projetos. Antes de ingressar na FS, desenvolveu sua carreira executiva de 23 anos na grande organização multinacional americana The Dow Chemical Company, tendo ocupado os seguintes cargos: diretor de operações, líder de grandes fábricas de produtos químicos, líder local de meio ambiente, saúde e segurança, líder local e de fábrica, profissional com certificação Six Sigma Black Belt e planejador de cadeia de suprimentos, além de várias funções operacionais com experiência e exposição internacional. Teve oportunidades de comandar negócios dos seguintes setores: Agronegócio, Automotivo, Químico, Química Básica, Química Especial, Mineração e Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Everson possui MBA em Administração pela USP (Universidade de São Paulo), graduação em Engenharia Química pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e certificação Black Belt pela PWC (em Zurique, na Suíça).

Alysson Mafra (Diretor Executivo). Alysson Mafra é bacharel em Administração pela PUC e possui MBA em Controladoria pela FGV/Universidade de Ohio. Desenvolveu carreira financeira na GE por mais de 11 anos, principalmente em negócios de energia no Brasil, na Argentina e nos EUA. Também trabalhou como chefe de finanças na OHL, uma organização espanhola de concessão de serviços públicos para empresas rodoviárias e de saneamento, e foi diretor financeiro de empresas de private equity antes de ingressar na FS. Atualmente, é responsável pelas áreas de tesouraria, contabilidade, planejamento tributário e relações com investidores.

Fabricio Vieira (Diretor Não Executivo). Fabricio Vieira é o diretor comercial da FS. Ele é responsável pelos departamentos de aquisição de milho e nutrição animal, que incluem definição de estratégias, estruturação de processos de negócios e gestão de equipes. Possui vasta experiência no desenvolvimento de novos negócios para novos projetos do agronegócio e tem um sólido relacionamento com agricultores de todo o Brasil. Antes de ingressar na FS, Fabricio trabalhou por muitos anos na área e ocupou cargos estratégicos em grandes empresas, como a Bunge e a Louis Dreyfus Commodities.
Antes de se juntar à equipe da FS, atuou no BTG Pactual Commodities como diretor de originação do Centro-Oeste brasileiro. Fabricio se formou em Agronomia pela Unoesc em 2000 e atualmente cursa um MBA na PUC-RS.

Paulo Trucco (Diretor Não Executivo). Paulo é diretor comercial e tem quase 20 anos de experiência no agronegócio, sendo atualmente responsável pela estratégia e pelas vendas de etanol e energia da empresa. Antes de ingressar na FS, foi gerente comercial de açúcar e etanol da Bioagência e coordenador comercial internacional de commodities da CJ Foods. Ele também teve passagem pela Copersucar. Seus vários anos de experiência na área comercial lhe permitiram criar soluções alternativas e diferenciadas para as empresas nas quais trabalhou. Paulo é formado em Relações Internacionais pela PUC-GO e possui mestrado em Negócios pela FIA – SP. Ele também possui MBA pela USP e especialização em Gestão pela FGV.

Marcelo Fernandez (membro da Administração). Marcelo iniciou sua carreira em 1989 como analista de sistemas na Cremer S.A., desenvolvendo sistemas empresariais. Em 2001, migrou para gestão de TI, acumulando experiência nas áreas logística e comercial. Em 2012, como diretor de operações, assumiu as operações da Cremer S.A., integrando as seguintes áreas: industrial, logística, suprimentos, engenharia, qualidade, desenvolvimento de produtos, vendas para exportação e TI. Em 2020, ele ingressou na FS como diretor de TI e, posteriormente, ocupou o cargo de diretor da cadeia de suprimentos e de TI, para atuar nas áreas de logística, vendas, operações, TI e compras. É graduado em Ciência da Computação, pós-graduado em Tecnologias de Desenvolvimento de Sistemas, mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau e doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones, na Argentina.

Janaína Andrade (membro da Administração). Janaína Andrade é gerente de RH da FS e responsável por cultura organizacional, desenvolvimento de pessoas, atendimento a funcionários e folha de pagamento. Antes de ingressar na empresa, ela trabalhou durante um ano e meio na Spread Tecnologia, uma empresa brasileira de tecnologia. Janaína também trabalhou como gerente de RH por sete anos na Danone, sendo responsável pelo desenvolvimento de pessoas, desenvolvimento organizacional, prospecção de talentos, folha de pagamento e benefícios. Ela também tem experiência na unidade de negócios de produtos lácteos e água. Antes de trabalhar na Danone, Janaína atuou na Procter & Gamble Partner como parceira de negócios (no cargo de coordenadora) por cinco anos. Ela é graduada em Letras pela PUC-SP, possui MBA pela Business School São Paulo e certificação em Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Atualmente, ela cursa Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global na PUC-RS.

Eduardo Mota (membro da Administração). Eduardo Mota é gerente de relações institucionais desde o início das operações da FS. É responsável por todas as interações institucionais da empresa com o setor público, que incluem a agenda regulatória nas esferas municipal, estadual e federal. Ele também representa a empresa junto às associações UNEM e SINDALCOOL. Ele mora em Mato Grosso há quase dez anos e, antes de ingressar na FS, atuou como secretário adjunto de Indústria e Comércio na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Eduardo é bacharel em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco e possui curso de extensão em Administração pelo Insper, em São Paulo.

PTEN