Notícias

publicado em 18 de dezembro de 2020

FS reforça posicionamento da marca na sustentabilidade

Lucas do Rio Verde – A FS acaba de adotar, como nome, o termo mais utilizado pelos parceiros, fornecedores e colaboradores. A partir de agora, passa a se chamar: FS. A empresa é a primeira usina de etanol do Brasil que utiliza 100% do milho na fabricação dos seus produtos: etanol, ingredientes para nutrição animal (DDGS), óleo do milho e energia elétrica, produzindo benefícios econômicos, sociais e ambientais na nova fronteira agrícola do Brasil.

A empresa inova e traz no rebranding o conceito Fueling Sustainability que, além de fazer a conexão com as iniciais da empresa, soma ao propósito do negócio de alimentar cada vez mais a sustentabilidade, traduzido no slogan como: Energia que Abastece o Bem.

A FS, por meio do etanol 100% de milho, transforma a matriz energética nacional com o biocombustível de menor emissão de gases de efeito estufa (GEE) do país, segundo o RenovaBio. Além disso, fabrica produtos para nutrição animal de forma ambientalmente correta e gera eletricidade com uma fonte renovável. Ao longo desses três anos de atuação, a empresa vem se aprimorando em iniciativas e certificações ambientais.

Em 2020, concluiu uma análise de aderência dos planos de investimento aos critérios para emissão de títulos verdes (Green Bonds). Também garantiu a emissão de Certificado Recebível do Agronegócio (CRA), em fevereiro de 2020, no valor de R﹩ 210 milhões. Em junho, foi emitido um Certificado Recebível Imobiliário (CRI), também classificado como título verde, no montante de R﹩ 138,5 milhões – o CRI atende às diretrizes e estabelece metas de acordo com os princípios para obtenção de financiamentos em sustentabilidade (ESG linked loan). A empresa também inovou e garantiu um empréstimo bilateral com o Santander no valor de R﹩ 180 milhões. Essas duas últimas operações possuem juros atrelados a metas sustentáveis, que, caso atingidas, refletirão na redução das taxas aplicadas pelos bancos.

Desenvolvida pela BriviaDez, a nova marca traduz os valores e a essência do negócio da FS, tendo como elemento principal, o milho, que é agora apresentado de forma estilizada a partir de duas metades de um círculo, representando a renovação da energia gerada pela empresa e demostrando a sua atuação abrangente no Agronegócio. O Slogan “Energia que Abastece o Bem”, reforça o objetivo da empresa de ser agente da transformação por um mundo mais sustentável. “Diante de um mundo onde a preocupação com a sustentabilidade é cada vez maior, esse movimento de reforço do nosso posicionamento verde e mudança de marca visa traduzir a nossa cultura e as nossas aspirações de sermos, cada vez mais, um agente transformador no setor. É com uma atuação pioneira e responsável que produzimos a energia que que abastece o bem”, afirma o vice-presidente executivo de Sustentabilidade e Novos Negócios da FS, Daniel Lopes.

A FS é a primeira usina de etanol do Brasil que utiliza milho em 100% da produção. Localizada em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, a primeira planta, inaugurada em 2017, tem capacidade de produzir cerca de 530 milhões de litros de etanol/ano. A segunda unidade, localizada em Sorriso, teve a primeira fase concluída em fevereiro de 2020 e possui a mesma capacidade, porém, quando as obras de expansão forem finalizadas, terá capacidade de produção elevada para 800 milhões de litros de etanol/ano. Além do etanol, a empresa possui tecnologia de ponta para a fabricação de produtos para nutrição animal conhecidos pela sigla DDG (Dried Distillers Grains), óleo de milho e bioeletricidade. As unidades da FS produzem zero efluentes, tendo um ciclo contínuo de água e reutilizando tudo dentro de seu ciclo fechado de produção. Dessa forma, a FS reaproveita os resíduos do processo produtivo e pós-consumo e reduz o volume de matéria-prima consumida.

PTEN